A Saúde do Professor Contemporâneo


Cod. do Produto: ifo0007
Autor: Lucimara Martins

Carga horária: 40 horas

Apresentação

O trabalho deve ser fonte de realização e prazer, mas pode causar sofrimento e enfermidades. Pesquisas feitas em 2007, com 500 professores da rede pública das capitais, revelaram que mais da metade dos entrevistados sofre de estresse. Entre as queixas frequentes estão dores musculares, citadas por 40% deles.

Preocupa também o fato de 40% ter declarado sofrer regularmente de alguma doença ou mal-estar. Esse "mal-estar docente", nos casos mais sérios, acaba afastando os profissionais da sala de aula.

No estado de São Paulo – a maior rede do país, com 250 mil professores –, são registradas 30 mil faltas por dia. Só em 2006, foram quase 140 mil licenças médicas, com duração média de 33 dias. O custo anual para o governo estadual chega a 235 milhões de reais.

Como prevenir ou tratar problemas de saúde dos professores é uma discussão que vem ocorrendo em diferentes níveis. Aqui, oito remédios foram propostos para o tratamento de alguns males, mas eles nada têm de farmacológicos, são apenas ações que, se bem articuladas, além de contribuir para o bem-estar e o desempenho do profissional, podem ter impacto positivo na qualidade da Educação.


MATRÍCULAR


Objetivos

- Conhecer a representação e a importância do docente na história da Educação no Brasil.
- Compreender a relação afetiva advinda do trabalho docente.
- Reconhecer as manifestações físicas e psicológicas que caracterizam um processo de adoecimento.
- Conhecer estratégias para enfrentar o adoecimento decorrente do trabalho docente.


Conteúdo

- Áreas abordadas: Saúde, Educação e Psicologia.
- Os caminhos da escola no país, o docente e suas andanças.
- Trabalho do docente e afetividade.
- O processo de desistência do docente.
- Como enfrentar as dores do trabalho docente.


Diferenciais

A nossa missão é proporcionar uma educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar.


Conteúdo Gratuito


ifo0076

Programa 5S

O Programa 5S é uma metodologia de trabalho baseada em cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Normalização) e Shitsuke (Manutenção). Tal metodologia possibilita um melhor planejamento sistemático, aumentando a produtividad...


EU QUERO

ifo0076

A Antropologia nos Contextos Social, Político, Econômico e Cultural

Pode-se afirmar que há poucas décadas a Antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o signifi...


EU QUERO

Pacotes


Básico

2 CURSOS
20% de desconto
Certificados Impressos
...

ECONOMIZE 20%

Profissional

3 CURSOS
30% de desconto
Certificados Impressos
...

ECONOMIZE 30%

Avançado

6 CURSOS
50% de desconto
Certificados Impressos
+1 CURSO de 40 horas

ECONOMIZE 50%

Ilimitado

TODOS CURSOS
+70 de CURSOS
2 certificado impresso por mês
R$ 700,00


Suporte

IFOMEP
Rua Barão de Ubá, nº 556
Tiradentes, Campo Grande/MS
Fone: (67) 3047-9797

Social

Depoimentos

Cássio Flores

A EaD do IFOMEP é uma oportunidade única de se atualizar profissionalmente, pois o curso oferece conteúdos atualizados, material didático de qualidade e conta com um projeto pedagógico que favorece o meu aprendizado. Estou gostando bastante.

Juliana Martins

A educação a distância foi, para mim, uma experiência inesquecível e gratificante. Não conhecia nada sobre o assunto, e a forma como os conteúdos e os textos foram colocados permitiu que hoje eu tenha muito conhecimento sobre EaD.

IFOMEP

O Instituto de Formação da OMEP oferece conhecimento para alavancar a sua carreira. Aprenda mais, ensine melhor. Seja OMEP.

Conheça nossa missão, visão e valores:

Missão: desenvolver conteúdo e viabilizar o acesso à educação de qualidade, ao conhecimento e à qualificação profissional a todos os brasileiros, gerando condições de igualdade competitiva e excelência educacional, independentemente de barreiras físicas e/ou geográficas.

Visão: ser referência de qualidade, eficiência e tradição em todos os níveis de educação que a tecnologia nos possibilitar alcançar.

Valores: ética, transparência, excelência, competência técnica e pedagógica e compromisso com o aluno.